terça-feira, 18 de novembro de 2014

Febre Chicungunha



Febre Chicungunha é o nome de uma doença causada por um vírus parente do da dengue. O nome Chicungunha significa “aquele que se curva” no idioma swahili, da Tanzânia, devido à forma com que os primeiros pacientes se curvavam por causa das dores.
O vírus Chikungunya ou CHIKV é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, além do Aedes albopictus. Como não ocorre transmissão de pessoa para pessoa, não há necessidade de isolamento dos pacientes.

Sintomas 

A Febre Chicungunha se caracteriza pelo aumento súbito da temperatura do paciente, normalmente maior que 39°C, e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações de mãos e pés – dedos, tornozelos e pulsos, a dor é tão forte nas articulações que chega  impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febr vai embora. Entretanto 30% dos casos parece não desenvolver nenhum sintoma. Embora o vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distinta , os sintomas da duas doenças são semelhantes.

Diagnóstico

O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. 

Tratamento

Na fase aguda, o tratamento contra a febre chicungunha é sintomático. Analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas. Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.
Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e  fisioterapia.

Prevenção

Não existe vacina contra febre chicungunha. Na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.